Neutron: um local único para gerenciar todos os documentos de forma eficiente
Ainda lidando com a papelada? Cansado de tarefas demoradas e falta de informação? Simplifique a gestão de seus documentos.
O Neutron pode ajudá-lo a retomar o controle e impulsionar os seus negócios.
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Acesse documentos instantaneamente
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Economize tempo e esforço com automação
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Garanta armazenamento seguro e proteção de dados






























Redução do uso de papel
O papel atrasa o trabalho. Transforme seu ambiente de trabalho em um escritório digital, minimizando riscos de segurança e melhorando a eficiência. O Neutron armazena de forma segura todos os tipos de arquivos em um sistema centralizado: desde documentos do Office e e-mails até correspondências físicas e arquivos do seu ERP. Isso rompe barreiras de informação, assegurando operações seguras e acesso contínuo aos documentos.
Processos automatizados
Tarefas tediosas e rotineiras, como entrada e comparação de dados, compartilhamento de informações e correção de erros, consomem recursos valiosos que poderiam ser mais bem utilizados pelas equipes de RH, financeiro e vendas. Há um enorme potencial na automação de tarefas. Processos como contas a pagar, integração de novos funcionários e gestão de contratos possuem inúmeras etapas e pontos de decisão que podem ser digitalizados e automatizados. Os funcionários podem se concentrar na tomada de decisões, em vez de lidar com papéis. Libere seus funcionários do trabalho manual frustrante, que consome tempo e permita que eles usem seus talentos, conhecimentos e habilidades no atendimento ao cliente.



Funcionários remotos
Seja em um escritório em casa ou em um aeroporto, o local de trabalho moderno é móvel. O trabalho agora acontece fora das paredes de um escritório tradicional. Empresas ágeis e digitais prosperam com uma força de trabalho flexível e móvel, adotando o modelo de produtividade a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Iniciar, avançar e concluir fluxos de trabalho diretamente de um dispositivo móvel mantém o fluxo de informações contínuo. Acessar informações chave em documentos no momento necessário garante confiança com clientes, parceiros e potenciais clientes.
Controle total de todos os seus documentos de forma rápida, intuitiva e segura
Capture, compartilhe, revise, aprove, arquive e exclua documentos. No ambiente de negócios acelerado de hoje, a gestão eficiente de documentos eletrônicos é fundamental. O Neutron garante transparência e processos fluidos para um trabalho tranquilo e focado.
Livre-se do retrabalho com a papelada.
No Neutron, todos os documentos são organizados de forma centralizada, enriquecidos com metadados estruturados e conectados a processos relacionadas. Funções automatizadas de importação e captura de documentos e informações garantem disponibilidade imediata e aumento de produtividade.

Histórias de sucesso de clientes
Responda mais rápido. Aumente a receita. Atenda à conformidade. Nós entendemos os objetivos e necessidades das empresas modernas e seus funcionários. Por mais de 30 anos, ajudamos as organizações a fazerem a transição de processos manuais, baseados em papel, para fluxos de trabalho digitais e automatizados. O Neutron é usado em praticamente todos os seguimentos de negócio, como educação, varejo, saúde, turismo, indústria e governo.
Educação Profissional

SENAC Santa Catarina
Facilidade na gestão administrativa e no atendimento aos alunos
O Senac Santa Catarina é uma instituição de ensino que oferece uma ampla gama de cursos voltados para a educação profissional. Eles atuam em diversas áreas, incluindo Gestão de Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Saúde e Bem-Estar, Moda e Beleza, Tecnologia da Informação, Gastronomia e Segurança do Trabalho. Além dos cursos livres, o Senac Santa Catarina também oferece cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e cursos à distância. Eles têm uma forte presença no estado, com mais de 30 unidades espalhadas por diferentes cidades.
Desafio: a atividade educacional é uma grande geradora de documentos: alunos, funcionários, professores, diários de classe, compras, entre outros. Fazer a gestão de tudo isso, atendendo as normas internas (qualidade, compliance) e externas (MEC, Secretaria de Educação, etc.), além da satisfação dos clientes, é um desafio.
Solução: O Neutron transformou os processos documentais do SENAC\SC, tornando a emissão do Diploma Digital uma realidade. A gestão de documentos, incluindo normas técnicas, ficou mais eficiente com o armazenamento seguro, controle de versão e acesso controlado. Formulários eletrônicos melhoraram a coleta de informações. O Neutron simplificou a geração de atos normativos com fluxos de aprovação e assinatura eletrônica, facilitando o acesso aos documentos das 30 unidades, simplificando auditorias e aumentando a eficiência. O Neutron modernizou os negócios do SENAC/SC e melhorou o atendimento aos clientes.
Coordenação e Apoio de
Cooperativas Médicas

Federação Unimed Nordeste Paulista
Acesso a documentos centralizado e processos automatizados
A Federação Unimed Nordeste Paulista, também conhecida como UFENESP, é uma organização que coordena e apoia as cooperativas médicas da região nordeste do estado de São Paulo. Ela oferece uma série de serviços e benefícios, incluindo Planos de saúde, Suporte administrativo, Programas de saúde e Tecnologia e Inovação. A UFENESP também está envolvida em iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários e da comunidade em geral.
Desafio: A falta de um sistema centralizado tornava os processos com documentos mais lentos, custosos e menos eficientes.
Solução: O Neutron centralizou o acesso aos documentos e automatizou os principais processos de negócios da Federação, simplificando tarefas administrativas e melhorando a comunicação. Atualmente, mais de 200 processos estão rodando no Neutron, utilizando a maioria das funcionalidades do software para diversas soluções. Hoje, o Neutron é uma ferramenta essencial para mais de 17 Unimeds da Federação, abrangendo 90 cidades e atendendo a mais de 50 mil clientes.
Varejo de Combustíveis

Rede de Postos Monte Carlo
Conciliação automática de faturas
Recentemente, a Rede Monte Carlo foi premiada como o "Posto Mais Bonito do Brasil" pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (SINCOPETRO), destacando-se pela estética, inovação e práticas alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance). A rede possui 78 unidades em funcionamento em 2025, distribuídas por 7 estados, incluindo São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Desafio: o processo de faturamento de vendas a prazo de combustíveis enfrentava vários desafios, incluindo tarefas repetitivas e manuais que atrasavam o fechamento das faturas, resultando em longos prazos de recebimento. Além disso, a falta de visibilidade e controle das operações causava muitos erros.
Solução: o Neutron transformou o processo de faturamento, impactando positivamente o fluxo de caixa da empresa. O faturamento tornou-se muito mais fácil e rápido, permitindo agilizar as cobranças por meio da automação da conciliação das faturas de vendas a prazo de combustíveis. Com a redução de papel e mão de obra, além da diminuição dos prazos de recebimento, a Rede Monte Carlo melhorou significativamente sua eficiência. Em nível corporativo, a empresa tem acesso a todos os documentos das 78 unidades, simplificando o processo de auditoria e aumentando a eficiência do faturamento.
Varejo de Combustíveis

Rede de Postos Nevoeiro
Facilidade no onboarding, na avaliação de treinamentos e na entrevista de desligamento
A Rede Nevoeiro é uma rede de postos de combustíveis fundada em dezembro de 1957, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Rede Nevoeiro possui mais de 800 colaboradores, distribuídos em mais de 30 unidades espalhadas por todo o estado do Rio Grande do Sul. Com um turnover de cerca de 100 contratações por mês, o que gerava muito retrabalho e lentidão em cada processo de contratação.
Desafio: gerenciar o processo de contratação de novos colaboradores com fichas de funcionários em papel apresentava diversas dificuldades, como arquivamento físico e organização, segurança e privacidade, retrabalho e erros, dificuldade de acesso e colaboração, conformidade e auditoria, além de tempo e custos de manutenção.
Solução: o Neutron facilitou o processo de onboarding. A integração agora é mais fácil e rápida, tanto para novos contratados quanto para funcionários. O uso de formulários eletrônicos inteligentes resulta em informações completas e precisas, além de permitir o upload de documentos obrigatórios e assinatura eletrônica. No RH, os funcionários têm acesso a todos os documentos dos colaboradores das 30 unidades, simplificando o processo de auditoria e aumentando a eficiência. Reduzindo o prazo de contratação de dias para horas. Além disso, os processos de avaliação de treinamentos e de entrevista de desligamento também foram automatizados com o Neutron
Educação, saúde e assistência social
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Colégios Marista
Gestão de documentos de alunos, funcionários e financeiro
A Rede Marista é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que atua principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. Fundada pelo Instituto Marista, a rede tem como missão colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização. A Rede Marista administra 97 unidades de educação básica no brasil, entre elas estão colégios pagos, escolas sociais gratuitas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atendendo milhares de estudantes na educação básica e superior. A Rede Marista conta com mais de 10 mil colaboradores.
Desafio: facilitar o acesso a um vasto acervo de documentos de alunos, funcionários e financeiros, assegurando a conformidade, a integridade e a confidencialidade das informações, além de digitalizar todo o acervo documental em papel.
Solução: o Neutron garantiu o armazenamento digital seguro dos documentos, centralizou o acesso em uma plataforma única e intuitiva, implementou mecanismos de controle de acesso para proteger a confidencialidade das informações e automatizou o processo de digitalização, assegurando a integridade e a conformidade dos documentos.
Agência de Fomento

Badesul
Gerenciamento eficiente e em conformidade de propostas comerciais, editais, formulários e declarações
O Badesul Desenvolvimento S.A. é uma agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do estado, oferecendo consultorias e um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, empresas privadas e produtores rurais. O Badesul atua em diversas áreas, incluindo: negócios empresariais, agronegócio, setor público e micro e pequenas empresas.
A agência busca fomentar o crescimento sustentável e a inovação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda no Rio Grande do Sul. Em 2023, o Badesul alcançou um lucro líquido de R$ 116,3 milhões, representando um crescimento de 135% em relação a 2022. O saldo de operações ativas foi de R$ 2,2 bilhões. A agência de fomento injetou R$ 500,2 milhões na economia gaúcha durante o último exercício.
Desafio: Antes da implementação do Neutron, o Badesul enfrentava diversos desafios relacionados ao gerenciamento de documentos. Alguns dos principais problemas incluíam: captura descentralizada de documentos, processos com tarefas manuais, dificuldades com a colaboração e auditorias. Além disso, não havia uma interface única para a pesquisa de documentos, o que dificultava o acesso rápido e eficiente às informações necessárias.
Solução:
O Neutron facilitou diversos processos com documentos no Badesul. Atualmente, o Neutron é utilizado para controlar processos, dossiês, geração de documentos nato digitais, assinatura eletrônica e importação de documentos legados de outros sistemas. Os principais processos de negócios do Badesul foram automatizados, incluindo o cadastro de empresas de engenharia; analise documental para liberação de crédito (RSGARANTI); cadastramento dos convênios com outras instituições ou serviços; credenciamento de advogados; ordem de serviços de T.I; liberação de credito do Agronegócio e fundos Governamentais.