top of page

SOFTWARE NEUTRON

um local único para gerenciar todos os documentos de forma eficiente

Ainda lidando com a papelada? Cansado de tarefas demoradas e falta de informação? Simplifique a gestão de seus documentos.

O Neutron pode ajudá-lo a retomar o controle e impulsionar os seus negócios.

  • Acesse documentos instantaneamente

  • Economize tempo e esforço com automação

  • Garanta armazenamento seguro e proteção de dados

Equipe de RH eficiente

Conheça estratégias, melhores práticas e casos de uso do Neutron.

Trabalhando no escritório

Redução do uso de papel

O papel atrasa o trabalho. Transforme seu ambiente de trabalho em um escritório digital, minimizando riscos de segurança e melhorando a eficiência. O Neutron armazena de forma segura todos os tipos de arquivos em um sistema centralizado: desde documentos do Office e e-mails até correspondências físicas e arquivos do seu ERP. Isso rompe barreiras de informação, assegurando operações seguras e acesso contínuo aos documentos.

Processos automatizados 

Tarefas tediosas e rotineiras, como entrada e comparação de dados, compartilhamento de informações e correção de erros, consomem recursos valiosos que poderiam ser mais bem utilizados pelas equipes de RH, financeiro e vendas. Há um enorme potencial na automação de tarefas. Processos como contas a pagar, integração de novos funcionários e gestão de contratos possuem inúmeras etapas e pontos de decisão que podem ser digitalizados e automatizados. Os funcionários podem se concentrar na tomada de decisões, em vez de lidar com papéis. Libere seus funcionários do trabalho manual frustrante, que consome tempo e permita que eles usem seus talentos, conhecimentos e habilidades no atendimento ao cliente.

Tablet em ambiente de laboratório
Computer Store
Computer Store

Funcionários remotos

Seja em um escritório em casa ou em um aeroporto, o local de trabalho moderno é móvel. O trabalho agora acontece fora das paredes de um escritório tradicional. Empresas ágeis e digitais prosperam com uma força de trabalho flexível e móvel, adotando o modelo de produtividade a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Iniciar, avançar e concluir fluxos de trabalho diretamente de um dispositivo móvel mantém o fluxo de informações contínuo. Acessar informações chave em documentos no momento necessário garante confiança com clientes, parceiros e potenciais clientes.

Tenha o Controle total de todos os seus documentos de forma rápida, intuitiva e segura

Capture, compartilhe, revise, aprove, arquive e exclua documentos. No ambiente de negócios acelerado de hoje, a gestão eficiente de documentos eletrônicos é fundamental. O Neutron garante transparência e processos fluidos para um trabalho tranquilo e focado.

Livre-se do retrabalho com a papelada.

No Neutron, todos os documentos são organizados de forma centralizada, enriquecidos com metadados estruturados e conectados a processos relacionadas. Funções automatizadas de importação e captura de documentos e informações garantem disponibilidade imediata e aumento de produtividade.

Armazenar

Histórias de sucesso de clientes

Responda mais rápido. Aumente a receita. Atenda à conformidade. Nós entendemos os objetivos e necessidades dos nossos clientes e seus funcionários. Por mais de 30 anos, ajudamos as organizações a fazerem a transição de processos manuais, baseados em papel, para fluxos de trabalho digitais e automatizados. O Neutron é usado em praticamente todos os seguimentos de negócio, como educação, varejo, saúde, turismo, indústria e governo. Confira algumas histórias de sucesso.

Nossos clientes

Educação Profissional

Senac

SENAC Santa Catarina

Facilidade na gestão administrativa e no atendimento aos alunos

O Senac Santa Catarina é uma instituição de ensino que oferece uma ampla gama de cursos voltados para a educação profissional. Eles atuam em diversas áreas, incluindo Gestão de Negócios, Turismo, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Saúde e Bem-Estar, Moda e Beleza, Tecnologia da Informação, Gastronomia e Segurança do Trabalho. Além dos cursos livres, o Senac Santa Catarina também oferece cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e cursos à distância. Eles têm uma forte presença no estado, com mais de 30 unidades espalhadas por diferentes cidades.

 

Desafio: a atividade educacional é uma grande geradora de documentos: alunos, funcionários, professores, diários de classe, compras, entre outros. Fazer a gestão de tudo isso, atendendo as normas internas (qualidade, compliance) e externas (MEC, Secretaria de Educação, etc.), além da satisfação dos clientes, é um desafio.

 

Solução: O Neutron transformou os processos documentais do SENAC\SC, tornando a emissão do Diploma Digital uma realidade. A gestão de documentos, incluindo normas técnicas, ficou mais eficiente com o armazenamento seguro, controle de versão e acesso controlado. Formulários eletrônicos melhoraram a coleta de informações. O Neutron simplificou a geração de atos normativos com fluxos de aprovação e assinatura eletrônica, facilitando o acesso aos documentos das 30 unidades, simplificando auditorias e aumentando a eficiência. O Neutron modernizou os negócios do SENAC/SC e melhorou o atendimento aos clientes.

Federação Unimed Nordeste Paulista

Acesso a documentos centralizado e processos automatizados

UFENESP

Coordenação e Apoio de
Cooperativas Médicas

A Federação Unimed Nordeste Paulista, também conhecida como UFENESP, é uma organização que coordena e apoia as cooperativas médicas da região nordeste do estado de São Paulo. Ela oferece uma série de serviços e benefícios, incluindo Planos de saúde, Suporte administrativo, Programas de saúde e Tecnologia e Inovação. A UFENESP também está envolvida em iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos seus beneficiários e da comunidade em geral.

 

Desafio: A falta de um sistema centralizado tornava os processos com documentos mais lentos, custosos e menos eficientes.

 

Solução: O Neutron centralizou o acesso aos documentos e automatizou os principais processos de negócios da Federação, simplificando tarefas administrativas e melhorando a comunicação. Atualmente, mais de 200 processos estão rodando no Neutron, utilizando a maioria das funcionalidades do software para diversas soluções. Hoje, o Neutron é uma ferramenta essencial para mais de 17 Unimeds da Federação, abrangendo 90 cidades e atendendo a mais de 50 mil clientes.

Recentemente, a Rede Monte Carlo foi premiada como o "Posto Mais Bonito do Brasil" pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (SINCOPETRO), destacando-se pela estética, inovação e práticas alinhadas aos princípios ESG (Environmental, Social, and Governance). A rede possui 78 unidades em funcionamento em 2025, distribuídas por 7 estados, incluindo São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Desafio: o processo de faturamento de vendas a prazo de combustíveis enfrentava vários desafios, incluindo tarefas repetitivas e manuais que atrasavam o fechamento das faturas, resultando em longos prazos de recebimento. Além disso, a falta de visibilidade e controle das operações causava muitos erros.

 

Solução: o Neutron transformou o processo de faturamento, impactando positivamente o fluxo de caixa da empresa. O faturamento tornou-se muito mais fácil e rápido, permitindo agilizar as cobranças por meio da automação da conciliação das faturas de vendas a prazo de combustíveis. Com a redução de papel e mão de obra, além da diminuição dos prazos de recebimento, a Rede Monte Carlo melhorou significativamente sua eficiência. Em nível corporativo, a empresa tem acesso a todos os documentos das 78 unidades, simplificando o processo de auditoria e aumentando a eficiência do faturamento.

Conciliação automática de faturas e gestão unificada de cartões forta

Rede de Postos Monte Carlo

Rede Monte Carlo

Varejo de Combustíveis

Varejo de Combustíveis

Rede Nevoeiro

Rede de Postos Nevoeiro

Facilidade no onboarding, na avaliação de treinamentos e na entrevista de desligamento

A Rede Nevoeiro é uma rede de postos de combustíveis fundada em dezembro de 1957, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul. Atualmente, a Rede Nevoeiro possui mais de 800 colaboradores, distribuídos em mais de 30 unidades espalhadas por todo o estado do Rio Grande do Sul. Com um turnover de cerca de 100 contratações por mês, o que gerava muito retrabalho e lentidão em cada processo de contratação.

 

Desafio: gerenciar o processo de contratação de novos colaboradores com fichas de funcionários em papel apresentava diversas dificuldades, como arquivamento físico e organização, segurança e privacidade, retrabalho e erros, dificuldade de acesso e colaboração, conformidade e auditoria, além de tempo e custos de manutenção.

 

Solução: o Neutron facilitou o processo de onboarding. A integração agora é mais fácil e rápida, tanto para novos contratados quanto para funcionários. O uso de formulários eletrônicos inteligentes resulta em informações completas e precisas, além de permitir o upload de documentos obrigatórios e assinatura eletrônica. No RH, os funcionários têm acesso a todos os documentos dos colaboradores das 30 unidades, simplificando o processo de auditoria e aumentando a eficiência. Reduzindo o prazo de contratação de dias para horas. Além disso, os processos de avaliação de treinamentos e de entrevista de desligamento também foram automatizados com o Neutron

Educação, saúde e assistência social

Rede Marista

Colégios Marista

Gestão de documentos de alunos, funcionários e financeiro

A Rede Marista é uma instituição filantrópica e sem fins lucrativos que atua principalmente nas áreas de educação, saúde e assistência social. Fundada pelo Instituto Marista, a rede tem como missão colaborar na construção de um mundo mais humano por meio da educação e da evangelização. A Rede Marista administra 97 unidades de educação básica no brasil, entre elas estão colégios pagos, escolas sociais gratuitas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atendendo milhares de estudantes na educação básica e superior. A Rede Marista conta com mais de 10 mil colaboradores.

 

Desafio: facilitar o acesso a um vasto acervo de documentos de alunos, funcionários e financeiros, assegurando a conformidade, a integridade e a confidencialidade das informações, além de digitalizar todo o acervo documental em papel.

 

Solução: o Neutron garantiu o armazenamento digital seguro dos documentos, centralizou o acesso em uma plataforma única e intuitiva, implementou mecanismos de controle de acesso para proteger a confidencialidade das informações e automatizou o processo de digitalização, assegurando a integridade e a conformidade dos documentos.

Agência de Fomento

Badesul

Badesul

Gerenciamento eficiente e em conformidade de propostas comerciais, editais, formulários e declarações

O Badesul Desenvolvimento S.A. é uma agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul. Seu principal objetivo é promover o desenvolvimento econômico e social do estado, oferecendo consultorias e um conjunto de soluções financeiras de longo prazo para projetos do setor público, empresas privadas e produtores rurais. O Badesul atua em diversas áreas, incluindo: negócios empresariais, agronegócio, setor público e micro e pequenas empresas.

A agência busca fomentar o crescimento sustentável e a inovação, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a geração de emprego e renda no Rio Grande do Sul. Em 2023, o Badesul alcançou um lucro líquido de R$ 116,3 milhões, representando um crescimento de 135% em relação a 2022. O saldo de operações ativas foi de R$ 2,2 bilhões. A agência de fomento injetou R$ 500,2 milhões na economia gaúcha durante o último exercício.

 

Desafio: Antes da implementação do Neutron, o Badesul enfrentava diversos desafios relacionados ao gerenciamento de documentos. Alguns dos principais problemas incluíam: captura descentralizada de documentos, processos com tarefas manuais, dificuldades com a colaboração e auditorias. Além disso, não havia uma interface única para a pesquisa de documentos, o que dificultava o acesso rápido e eficiente às informações necessárias.

 

Solução:

O Neutron facilitou diversos processos com documentos no Badesul. Atualmente, o Neutron é utilizado para controlar processos, dossiês, geração de documentos nato digitais, assinatura eletrônica e importação de documentos legados de outros sistemas. Os principais processos de negócios do Badesul foram automatizados, incluindo o cadastro de empresas de engenharia; analise documental para liberação de crédito (RSGARANTI)​; cadastramento dos convênios com outras instituições ou serviços​; credenciamento de advogados​; ordem de serviços de T.I​; liberação de credito do Agronegócio e fundos Governamentais.

bottom of page