Chargeback é o termo utilizado para descrever a contestação de uma compra realizada pelo titular do cartão de crédito, em que esse sinaliza para a operadora que não reconhece a compra lançada em sua fatura e solicita seu cancelamento. Caso a contestação seja considerada válida, o titular do cartão de crédito é reembolsado e o hotel, que já prestou seu serviço, além de não receber do cartão, ainda arca com uma série de taxas cobradas pelos bancos por lidar com a contestação.
Há diferentes tipos de solicitações de chargeback, alguns devidos, como no caso de uma cobrança em duplicidade, por exemplo, e outros por fraude, como:
Fraude deliberada - quando os dados são roubados e utilizados por hackers e fraudadores, fazendo se passar pelo titular do cartão.
Fraude “amiga” - quando uma pessoa conhecida faz a compra em nome do titular do cartão, que mesmo que não tenha má intenção, pede o chargeback ao não reconhecer a compra.
Autofraude - quando o titular se hospeda no hotel, desfruta de toda a sua hospitalidade, consome seus serviços, mas finge não reconhecer a cobrança e pede o chargeback.
O prazo para a solicitação de chargeback é de 180 dias, depois da última parcela paga para o cartão, o que em uma hospedagem parcelada em 12 vezes pode significar até um ano e meio após a estada do hóspede em seu hotel.
Para contestar o pedido de Chargeback é necessário enviar documentos que comprovem que o titular do cartão realmente esteve hospedado em seu hotel.
Para isso, ter a documentação completa de toda a hospedagem de cada hóspede, de fácil acesso e com o maior número de evidências possível é fundamental.
Por isso, o que se recomenda é a adoção de medidas preventivas, para evitar a ocorrência de chargebacks por fraudes e caso essas ocorram, reduzir ao máximo o insucesso nas contestações.
Confira abaixo as tecnologias do Software Neutron para garantir um nível adicional de Segurança contra o Chargeback do check in ao check out:
Assinatura Eletrônica com Geolocalização - que comprova que o cliente realmente estava em seu hotel na hora que assinou o check in.
Upload dos documentos de identificação dos hóspedes - capturados por dispositivos móveis, na hora do check in.
Foto dos hóspedes na hora do check in.
Registros completos - todos os documentos do check in e check out salvos em um mesmo local.
Pesquisa rápida e inteligente - encontre todos os documentos de uma hospedagem em segundos.
Documentação salva na nuvem - com toda a segurança necessária. Sem risco de perdê-la ou extraviá-la.
Além de ser uma camada extra de segurança contra o Chargeback, o Software Neutron ainda oferece outros benefícios!
Check in e check out digital (sem papel)
Modernização da recepção do hotel
Check in sem filas
Melhoria da experiência do cliente
Segurança e inovação: o Neutron não acessa diretamente os dados do seu sistema de gestão atual, trazendo mais segurança para as informações, mas ainda assim ele aproveita todos os dados do check-in, diminuindo o retrabalho.
Economia com depósitos e toda a logística que envolve a guarda da documentação em papel.
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